quarta-feira, 19 de junho de 2013

AOS SANTOS E FIÉIS IRMÃOS

Em vista dos acontecimentos atuais no Brasil, senti o desejo de escrever algo sobre as manifestações, não sobre as manifestações em si, mas sobre o papel do cristão em relação às manifestações, o objetivo desse post não é reprovar ou aprovar os crentes que participam dessas manifestações, mas sabemos que como crentes em Cristo temos o alvo principal de fazer tudo para a glória de Deus.

O apóstolo Paulo na maioria das suas cartas às igrejas ele começa sua saudação dessa maneira: “Aos santos e fiéis irmãos que se encontram em...” Paulo propositalmente inicia suas cartas chamando os irmãos daquela igreja de santos, não porque Paulo reconhecia que aqueles irmãos foram canonizados ou beatificados, sabemos que isso é um conceito errado do catolicismo, mas acredito que quando Paulo chama aqueles irmãos de santos o propósito principal de Paulo é relembrar à aqueles irmãos quem eles são em Cristo, qual a posição deles em Cristo. Santos!

No Antigo Testamento o povo de Israel tinha a obrigação de serem santos, ou seja, consagrado ao Senhor. Eles tinham essa obrigação primeiramente por que Deus é Santo, e segundo por que eles precisavam ser diferentes das outras culturas e permanecerem separados. Eles foram separados por Deus para glorificar a Deus. No Novo Testamento são santos aqueles que colocaram sua confiança na obra de Cristo. Por crerem em Cristo eles se tornaram santos. Do mesmo modo nós quando cremos em Cristo nos tornamos santos, quer dizer, fomos separados para glorificar a Deus, o alvo principal do cristão deve ser a glória de Deus! Tudo bem, mas o que isso tem a ver com as manifestações?

Primeiramente, em Romanos 13:1 diz, “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por Ele instituídas”. Esse é o dever do cristão em relação as autoridades, sabendo que as autoridades foram instituídas por Deus, nesse caso, Deus está no controle! O único motivo para se não obedecer as autoridades é quando ela nos proíbe de obedecer a Deus. Então o que fazer nessa situação?

No reinado de Dario Todos os presidentes do reino, prefeitos, conselheiros e governadores concordaram que o rei deveria estabelecer um decreto de que todo homem, no espaço de trinta dias, não deveriam fazer suas petições a nenhum deus e nenhum homem a não ser, o rei Dario, caso contrário seria lançado na cova dos leões (Daniel 6:7). Qual foi a reação de Daniel ao saber desse decreto? “Isso é absurdo! Vou juntar um grupo de judeus que teme ao Senhor para sairmos e reivindicarmos nosso direito, não podemos ficar parado e calado vendo tudo isso acontecer! ”. A reação de Daniel foi contrária, “Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusálem, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer” (Daniel 6:10).

Como crentes em Cristo, como santos, temos uma grande arma nas mãos (ou melhor, na língua), que é a oração. Quer participação melhor das manifestações do que orar pelo País. As manifestações chamam a atenção dos governantes. Irmãos, a oração chama a atenção do Sustentador do universo. Daquele que não só sustenta e controla o universo, mas também cada País, inclusive o Brasil! Devemos orar sim pelo Brasil. Mas, sempre lembrando que nossa pátria é celestial, estamos aqui apenas por um momento, mas, nossa eternidade é celestial!

Somos santo, por isso nosso alvo é glorificar a Deus! Não fazendo ou participando de protestos contra os governadores, pois a Bíblia diz para sermos submissos as autoridades, mas podemos orar pelas autoridades, confiando naquEle que colocou as autoridades no poder. Agora, se você acha que participar das manifestações glorifica a Deus e é mais eficiente do que orar pelo País, o que te impede de participar? Porém, lembre-se que o problema do Brasil é além de governadores corruptos, mas um problema espiritual, a corrupção é apenas um reflexo do problema espiritual que é real. Deveríamos estar mais preocupados com essa situação!

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus”                     (I Coríntios 10:31).



Nenhum comentário:

Postar um comentário